146 registros encontrados - material Dissertação
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2023.
Assunto: Ensino médio integrado
Palavras-chave: ensino médio integrado; reforma do ensino médio; Paulo Freire; formação omnilateral.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2025.
Assunto: Assistência estudantil
A Constituição Federal de 1988 estabelece a educação como um direito de todos e um dever do Estado e das famílias, visando ao pleno desenvolvimento pessoal e social. A partir de 2007, o panorama do ensino público federal no Brasil foi transformado com a implementação de iniciativas essenciais: o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); o Decreto nº 6.095/2007, que delineou as diretrizes para a integração das Instituições Federais de Educação Tecnológica, culminando na criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Esses esforços, junto a outras iniciativas, possibilitaram a mobilidade estudantil em todo o país, simplificando o processo seletivo e contribuindo para a diversificação do ensino técnico e superior público federal. Graças a essas ações, uma parcela significativa de jovens pôde ingressar nos Institutos Federais de Ensino (IFs), muitos sendo os primeiros de suas famílias a alcançar o ensino técnico e superior. Com base nesse contexto, a presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica", tem como objetivo analisar o Programa de Assistência Estudantil do IFTM, sua metodologia e os indicadores utilizados na análise das solicitações de auxílio. Além disso, busca compreender a percepção da equipe técnica responsável pelo processo de análise e concessão dos auxílios em relação aos instrumentais e metodologias utilizados na seleção. Adicionalmente, a pesquisa realiza uma breve análise histórica das categorias de trabalho, emprego e políticas públicas. O estudo adota a coleta de dados e informações por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários. As bases teóricas da pesquisa estão fundamentadas na análise marxiana das concepções de sociedade, trabalho e educação tecnológica, bem como nas contribuições de autores especializados em educação, sociologia da educação e sociologia que vislumbram transformações na educação e na sociedade.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Arquivos
Palavras-chave: gestão documental; fenomenologia; memória; políticas arquivísticas; dispositivos de poder.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2024.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
Gonçalves, Giselle Romualdo Rodrigues
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2023.
Assunto: Educação inclusiva
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2023.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM),
Campus Uberaba, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e
Tecnológica (EPT), tem como objetivo geral analisar a aderência metodológica do conceito de
Competência em Informação, eixo estruturante de práticas educativas informacionais
desenvolvidas em bibliotecas, ao pensamento da formação integral na modalidade EPT. Nessa
esteira, seus objetivos específicos são: a) analisar o conceito de Competência em Informação
(CoInfo), buscando identificar seus pressupostos estruturantes; b) investigar os princípios da
EPT, sem perder de vista sua base filosófica e epistemológica; c) examinar a pertinência da
abordagem CoInfo para o desenvolvimento de práticas educativas informacionais em
bibliotecas, levando em consideração o contexto da EPT; e d) desenvolver um produto
educacional com o propósito de promover práticas educativas em informação de caráter
interdisciplinar para a EPT. Jogando luz, assim, em uma educação informacional de viés
contra hegemônico, na medida em que sua fundamentação epistemológica estaria lastreada na omnilateralidade, e não no pragmatismo produtivista neoliberal do contemporâneo, que subjaz o uso de termos centrais dessa lógica, tais como: habilidades e competências, à guisa de exemplo. Ora, a educação não deve se circunscrever a instruir profissionais dóceis e
obedientes para o famigerado mercado, mas sim formar cidadãos críticos, criativos e éticos
para as multifacetadas demandas do mundo do trabalho. No que concerne à armadura teórica que sustenta esta investigação, destaca-se, principalmente, os seguintes autores e suas visões de educação, ser humano e mundo: Belluzzo, R. C. B. (2004, 2014, 2017, e 2020); Campello,B. (2022); Doyle, A. (2018); Dudziak, E. A. (2001, 2003 e 2016); Freire, P. (1967, 1991,
2000, 2006, 2008, 2011, 2014 e 2017); Frigotto, G. (1998, 2005, 2007); Oliveira, T. F. (2022)
e Resende, R. M. (2006). Afora, claro, as legislações brasileiras pertinentes à temática da
Educação Profissional e Tecnológica. Ademais, esta pesquisa ora em tela justifica-se
sobremaneira em uma sociedade que, em que pese sua face digital e dinâmica, está cada vez
mais inundada de desinformações, basta ver as fake news e suas consequências, inclusive em
processos eleitorais ao redor do mundo. Concluindo que uma educação informacional em uma sociedade democrática do hodierno não deve prescindir de uma integração entre o campo do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, inerentes à materialidade humana, por consequência, fomentando a emancipação dos sujeitos. Culminado, por fim, em um Produto Técnico Tecnológico, no formato de uma sequência didática, voltado para bibliotecários, que vise a integração da educação informacional aos princípios da EPT.
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2024.
Assunto: Educação profissional e tecnologica
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica; EPT; contextos históricos-sociais;
constituições brasileiras; formação para o trabalho.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2025.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
Siqueira, Frederico Rodrigues de.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
Taissum, Heloisa Cristina Silva
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2024.
Assunto: Educação profissional e tecnologica
acompanham as mudanças que acontecem na sociedade. Por vários motivos a sociedade
avança, como exemplo podemos citar o desenvolvimento tecnológico, o crescimento
populacional, entre outros. Mediante a isso a educação precisa acompanhar os avanços da
sociedade, e os currículos e modalidades de ensino precisam ser modificados para atender às
necessidades que essas mudanças apontam. Neste contexto, a presente pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, relacionada a
linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, buscou
responder: quando e porque surgiu o EMTI Profissional no estado de Minas Gerais? De que
forma o EMTI Profissional está expandindo nas escolas estaduais de Minas Gerais? Qual
necessidade levou a SEE/MG a ofertar a modalidade de Ensino Médio Integral e Integrado ao
Ensino Profissional? O presente trabalho teve, portanto, como objetivo geral compreender a
expansão do EMTI profissional nas escolas estaduais de Minas Gerais. E, como objetivos
específicos, buscou abordar aspectos relevantes da história da EPT no Brasil; escrutinar a
história do EMTI Profissional no estado de Minas Gerais; criar uma cartilha com os dados
históricos do EMTI Profissional nas escolas estaduais de Minas Gerais. A fundamentação
teórica teve a contribuição dos autores Ramos (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012),
Manfred (2016), Moll (2010), dentre outros. No procedimento metodológico foram realizadas
as pesquisas bibliográfica e documental, e na interpretação de dados foi usada a análise de
conteúdo de acordo com Minayo (2007). A análise documental referente à evolução do EMTI
Profissional em Minas Gerais ao longo do período de 2019 a 2023 revela um cenário de
crescimento e consolidação dessa modalidade de ensino. O aumento significativo no número
de escolas que oferecem o EMTI Profissional, bem como no número de matrículas, demonstra
uma crescente demanda por parte dos estudantes e uma maior valorização dessa forma de
educação, que visa preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho de forma mais qualificada e competitiva. Como produto educacional foi criada uma cartilha que será
disponibilizada na página do ProfEPT e também à SEE/MG para divulgação e acesso de todas
as escolas da rede estadual.
Dantas, Paulo Henrique Rafael Sousa
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2023.
Assunto: Tecnologia digital
Palavras-chave: cultura digital; educação digital; formação docente; tecnologia digital; trabalho docente
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2023.
Assunto: Gamificação
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Biblioteca
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Gestao de processo
Palavras-chave: gestão do conhecimento; administração pública; memória organizacional; gestão de processos; Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico IFTM.
Dissertação - Português
Número de chamada: 370.113 C279i
Publicação: Uberaba, MG : [s. n.], 2023.
Assunto: Educação profissional e tecnologica
Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de Organização e Memórias de Espaços
Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem como tema o conhecimento
e os saberes em EPT dos Institutos Federais (IFs) para os Técnicos Administrativos em
Educação (TAEs), visando demonstrar a importância do conhecimento e dos saberes em EPT
e em Institutos Federais para os TAEs do Câmpus Uberlândia. Desse modo, os servidores
técnico-administrativos podem conhecer, compreender e se aproximarem da identidade dos
Institutos Federais, seu local de trabalho. O conhecimento em EPT, pelos TAEs, permite o
fortalecimento do vínculo desses profissionais com a instituição em que trabalham,
possibilitando a valorização do seu local de trabalho e o reconhecimento de sua importância,
também, enquanto educadores, os quais contribuem para um propósito maior com relação à
educação ofertada no país. Esse reconhecimento favorece, ainda, a redução de uma visão
fragmentada, que por vezes gera uma comunicação truncada, com informações distorcidas,
ocasionando desconfianças, desmotivações e quebra de vínculos, o que faz com que os
técnicos se distanciem do propósito institucional de ofertar educação pública de qualidade e
transformadora, centrada no ensino, na pesquisa e na extensão. Desse modo, para se atingir o objetivo da pesquisa foi utilizado o método de estudo de caso com os TAEs do IFTM –
Câmpus Uberlândia, em um levantamento bibliográfico e documental, a fim de contextualizar
historicamente a EPT no Brasil, até chegarmos à criação dos Institutos Federais, por meio de
verificação das bases conceituais da EPT que deram origem aos IFs e que se aproximavam
das teorias de identidade. Com isso, foi verificado por meio de questionário com os TAEs do
IFTM – Câmpus Uberlândia, quais conhecimentos eles apresentavam sobre EPT e sobre os
IFs e verificado, também, por meio de outro questionário com a Coordenação-Geral de
Desenvolvimento de Pessoas do IFTM/Reitoria, como ocorre a formação sobre EPT e sobre
IFs, para os TAEs e qual conteúdo sobre essa formação está disponível na instituição. Assim,
o principal resultado da pesquisa foi que apesar de boa parte dos TAEs, do Câmpus
Uberlândia, ter noção de alguns conceitos que formam a base da EPT e, por conseguinte, dos
IFs, a grande maioria obtém este conhecimento por conta própria, sem o apoio institucional, oque gera uma fragilidade identitária para a consolidação e fortalecimento institucional. Logo,para auxiliar a instituição, no planejamento de uma formação que possibilite a aproximação dos TAEs com a identidade do instituto e que contribua para a consolidação e o
fortalecimento dos IFs, foi elaborado e validado o produto educacional no formato de Guia
intitulado "Formação em EPT e Institutos Federais para TAEs: como e o porquê fazemos
educação". Esse produto educacional contribui, desse modo, com o aprofundamento da
definição do que seja os Institutos Federais.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2024.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contemplando a temática da saúde do sono no ambiente da educação formal, considerando-a como tema emergente e tendo como objetivo geral conhecer o papel do sono na saúde e sua relação com a aprendizagem em alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFTM Campus Uberlândia. A fundamentação teórica buscou bases conceituais no campo das neurociências com vistas à aplica-las à área de ensino. Ademais, o levantamento teórico apresenta um quadro elaborado a partir do estado da arte com o objetivo de retratar uma realidade imprevisível e permeada de subjetividades, interpretando-a de forma a dialogar com a literatura científica. A pesquisa apresentou natureza aplicada, objetivos exploratórios e estudo de caso. Sendo o público-alvo maciçamente menor de idade, a participação na pesquisa ficou condicionada à assinatura do TALE, quando menor de idade, e TCLE por parte dos pais ou responsáveis dos menores de idade e por parte dos pesquisados maiores de idade. Como critérios de inclusão estipulou-se: ser discente regularmente matriculado no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFTM Campus Uberlândia; e como critérios de exclusão: ser usuário de medicação controlada. A coleta de dados foi efetivada de forma concomitante à aplicação dos produtos educacionais. Com vistas à valorização da pessoa humana dos pesquisados pensou-se em uma atividade no formato de projeto de ensino, que lhes proporcionasse ganhos formativos; e um e-book cuja construção partiu do referencial teórico do presente estudo, para fundamentar as propostas contidas no projeto de ensino. Nota-se que este estudo buscou evidenciar aspectos comportamentais que influenciam a saúde do sono e dos quais se tem controle voluntário, não sendo apropriado para avaliar o inverso, isto é, indivíduo cuja patologia influencia a qualidade do sono. Conclui-se que é evidente a necessidade de (re)construção do saber inerente à saúde do sono, haja vista a presença de elementos como desconhecimento, comportamentos de risco e jet lag social (JLS), sendo este um fator que se apresenta impregnado nos sujeitos pesquisados, trazendo-lhes sentidos e significados muito presentes em sua realidade. A seguinte hipótese foi confirmada: o sono dos discentes pesquisados possa estar ou vir a estar prejudicado em consequência de hábitos contemporâneos dos quais se tem controle de forma voluntária, acarretando prejuízos à saúde e à aprendizagem.
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Estágio supervisionado
Palavras-chave: estágio obrigatório; formação profissional e tecnológica; curso técnico em administração; educação profissional; IFTM.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
A integração de zinco, triptofano e auxina aumentam a produtividade da soja [recurso eletrônico]
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Soja
Palavras-chave: Glycine max; raízes; nutrição; produção.
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2024.
Assunto: Conexões curriculares
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2024.
Assunto: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Palavras-chave: Lei Geral de Proteção de Dados; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; proteção de dados pessoais; implantação e consolidação; Educação Profissional e Tecnológica; memória institutional.
Ferreira, Sarah Cristina Maria
Dissertação - Português
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Educação profissional e tecnológica
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" (EPT), no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba Parque Tecnológico. Com o avanço da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na contemporaneidade, especialmente no contexto da produção acadêmica e de suas implicações éticas, emerge a necessidade de reflexões aprofundadas sobre os impactos dessa tecnologia. Nesse cenário, diversos países têm avançado no desenvolvimento de regulamentações voltadas à promoção de um uso ético e legal dessas ferramentas digitais, a título de exemplo: Chatgpt, Copilot, Gemini, DALL-E e Midjourney, considerando os desafios e as oportunidades que elas apresentam. Essa expansão coloca em evidência a necessidade de uma análise crítica e sistemática sobre os potenciais e as limitações dessas tecnologias, particularmente no campo acadêmico, cujas questões éticas e legais se entrelaçam com as práticas pedagógicas e de pesquisa. Sendo assim, o objetivo geral desta dissertação diz respeito a "analisar o discurso docente a respeito da utilização da IAG e seus desdobramentos legais e éticos, tendo em vista uma abordagem docente responsável na EPT". Ao passo que os objetivos específicos foram estruturados da seguinte forma: a) averiguar as transformações nos padrões de produção e disseminação de informações ocasionadas pela IAG; b) avaliar os desafios éticos enfrentados pelos docentes na Pós-graduação da EPT, no contexto da produção acadêmica contemporânea mediada pela IAG; c) propor estratégias e diretrizes para a promoção de uma cultura ética e legal no uso das IAG, focadas na EPT. Quanto ao referencial teórico, os principais autores e obras que consubstanciaram as discussões foram: Bakhtin (1997); Bronckart (2006, 2012); Bourdieu (1983, 2022); Côrrea (2012); Fischer (2009); Floridi, Mo?kander (2021); Foucault (2006, 2007, 2012, 2014); Freire (1996, 2021, 2022a, 2022b); Frigotto (2012a, 2012b); Lacan (1985); Lévy (1999); Mészáros (2008); Orlandi (2005, 2007, 2015); Ramos (2012, 2023); Rancière (2009); Pêcheux (2008); Saviani (2010, 2013, 2021); Norvig (2013); Taulli (2020). Buscando, além do mais, construir um estado do conhecimento amparado não apenas em livros, claro, mas nas bases de dados, como é o caso da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Web of Science (WoS) e o Observatório ProfEPT. Metodologicamente, a pesquisa tem viés bibliográfico e de estudo de caso, destacando a Análise do Discurso de linha francesa, com o objetivo de analisar as entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes dos cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu: ProfEPT e Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET). Ressalta-se, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob número CAAE: 81858624.8.0000.5154. Os dados coletados possibilitam concluir que como principal resultado revelando um dado preocupante: o silenciamento institucional sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação A ausência de uma política clara para integrar essas tecnologias ao ensino resulta em um vácuo decisório que recai inteiramente sobre os professores e também emergência das IAG no campo educacional desestabiliza noções tradicionalmente consolidadas, como autoria e originalidade. Por fim, como produto educacional tecnológico foi desenvolvido um padlet e uma carta de recomendação.
Dissertação
Publicação: Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
Assunto: Formação integral
Palavras-chave: trabalho como princípio educativo; estágio obrigatório; práxis; formação integral; curso de direito.
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