A produção acadêmica nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu ProfEPT e PPGET, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro [recurso eletrônico] : desafios éticos diante das inteligências artificiais generativas
Dissertação
Português
Uberaba, MG : [s.n.], 2025.
206 p. : il.
Orientador: Prof. Dr. Welisson Marques
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico, 2025.
Inclui bibliografia.
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" (EPT), no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus...
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" (EPT), no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba Parque Tecnológico. Com o avanço da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na contemporaneidade, especialmente no contexto da produção acadêmica e de suas implicações éticas, emerge a necessidade de reflexões aprofundadas sobre os impactos dessa tecnologia. Nesse cenário, diversos países têm avançado no desenvolvimento de regulamentações voltadas à promoção de um uso ético e legal dessas ferramentas digitais, a título de exemplo: Chatgpt, Copilot, Gemini, DALL-E e Midjourney, considerando os desafios e as oportunidades que elas apresentam. Essa expansão coloca em evidência a necessidade de uma análise crítica e sistemática sobre os potenciais e as limitações dessas tecnologias, particularmente no campo acadêmico, cujas questões éticas e legais se entrelaçam com as práticas pedagógicas e de pesquisa. Sendo assim, o objetivo geral desta dissertação diz respeito a "analisar o discurso docente a respeito da utilização da IAG e seus desdobramentos legais e éticos, tendo em vista uma abordagem docente responsável na EPT". Ao passo que os objetivos específicos foram estruturados da seguinte forma: a) averiguar as transformações nos padrões de produção e disseminação de informações ocasionadas pela IAG; b) avaliar os desafios éticos enfrentados pelos docentes na Pós-graduação da EPT, no contexto da produção acadêmica contemporânea mediada pela IAG; c) propor estratégias e diretrizes para a promoção de uma cultura ética e legal no uso das IAG, focadas na EPT. Quanto ao referencial teórico, os principais autores e obras que consubstanciaram as discussões foram: Bakhtin (1997); Bronckart (2006, 2012); Bourdieu (1983, 2022); Côrrea (2012); Fischer (2009); Floridi, Mo?kander (2021); Foucault (2006, 2007, 2012, 2014); Freire (1996, 2021, 2022a, 2022b); Frigotto (2012a, 2012b); Lacan (1985); Lévy (1999); Mészáros (2008); Orlandi (2005, 2007, 2015); Ramos (2012, 2023); Rancière (2009); Pêcheux (2008); Saviani (2010, 2013, 2021); Norvig (2013); Taulli (2020). Buscando, além do mais, construir um estado do conhecimento amparado não apenas em livros, claro, mas nas bases de dados, como é o caso da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Web of Science (WoS) e o Observatório ProfEPT. Metodologicamente, a pesquisa tem viés bibliográfico e de estudo de caso, destacando a Análise do Discurso de linha francesa, com o objetivo de analisar as entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes dos cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu: ProfEPT e Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET). Ressalta-se, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob número CAAE: 81858624.8.0000.5154. Os dados coletados possibilitam concluir que como principal resultado revelando um dado preocupante: o silenciamento institucional sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação A ausência de uma política clara para integrar essas tecnologias ao ensino resulta em um vácuo decisório que recai inteiramente sobre os professores e também emergência das IAG no campo educacional desestabiliza noções tradicionalmente consolidadas, como autoria e originalidade. Por fim, como produto educacional tecnológico foi desenvolvido um padlet e uma carta de recomendação.